Palestras Públicas

Inseridas no contexto do Programa de Capacitação Empresarial para Gestão e Liderança de Sustentabilidade, este conjunto de palestras são destinadas ao público em geral e têm como objetivo alcançar o maior número possível de empresários e de membros da nossa sociedade.

Aproveitando a presença no arquipélago de especialistas de renome em sustentabilidade, abrimos as portas ao público para uma viagem de seis paragens sobre a importância deste tema para a nossa sociedade atual e futura. Esta viagem permitirá a todos os interessados usufruir da inspiração e motivação que nos trazem estes campeões do desenvolvimento sustentável, e no evento final, ouvir dos nossos empresários como aplicaram os seus novos conhecimentos nas suas empresas e projetos: um percurso de propósito, com princípio, meio e fim!

Junta-te a nós em qualquer um destes momentos, ou em todos! Inscreve-te clicando na palestra ativa abaixo - inscrições abrem uma semana antes de cada evento.

João Meneses  

Auditório do NONAGON - 18h30

A par da transição digital, a sustentabilidade será a maior transformação a impactar as empresas e as sociedades ao longo do século XXI. Sendo uma ameaça para muitos negócios, a sustentabilidade é também uma grande oportunidade. Saiba como e porquê no Discover Sustainability do BCSD Portugal.

Craig Bennett 

Auditório do NONAGON - 18h30

Nesta palestra, Craig Bennett (um dos ambientalistas mais conceituados do Reino Unido), advoga que combater a emergência climática e ecológica é a nova grande prioridade: para empresários, políticos, e para todos nós na sociedade. Temos de lançar mãos à obra, e rápido.... mas a boa notícia é que so o fizermos bem - irá resultar num mundo melhor para todos nós. 

Wayne Visser e Indira Kartalozzi  

Auditório do NONAGON - 18h30

Em resposta às áreas mais críticas do colapso da sociedade (as 5 forças de fragmentação: disrupção, disparidade, degradação, disconexão e descontentamento), esta palestra apresenta-nos o enquadramento de "aptidão para o futuro" (as 5 forças de integração: segurança, partilha, sustentabilidade, inteligência, satisfação) como uma forma de avaliar inovação para as economias resilientes, de acesso, circulares, digitais e de bem-estar. 

Laura Hunter 

Auditório do NONAGON - 18h30 

Como é que a comunicação pode ajudar a construir e definir um mundo mais sustentável? Na sua palestra, a Laura Hunter vai explorar como a comunicação de sustentabilidade pode inspirar pessoas e empresas a agir. Vai falar dos incentivos comerciais para o fazer, do poder da magia e da lógica, e de como conseguir um bom marketing de sustentabilidade - com referencia a vários exemplos reais da icónica agência de comunicação FUTERRA. 

Sofia Santos

Auditório do NONAGON - 18h30

O mundo financeiro está a mudar. Cada vez mais é exigido que os bancos tenham critérios ambientais e sociais quando emprestam dinheiro. Esta exigência não é só da sociedade civil, como também dos investidores e dos reguladores. A Comissão Europeia está a criar regulamentação que passará a obrigar e a induzir os bancos a serem cada vez mais verdes e mais éticos. Não seria bom termos uma banca assim? Será possível?  

Jacqueline Lim

Auditório TERinov - 18h30 

Implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável exige ação coletiva a um nível sistémico. Na sua palestra, a Jacqueline irá explorar formas de liderar mudança que podem aprofundar a colaboração, a formação de parcerias e a ação coletiva - nas nossas organizações, comunidades, setores e regiões. Vamos descobrir como podemos todos ir mais longe: junta-te a nós para esta palestra estimulante e inspiradora!